O óleo de palma africano favorito dos brasileiros é usado tanto para coisas doces quanto para tortas e frutas, assim como muitos outros sabores familiares. Embora muitas pessoas o considerem só um ingrediente comum na cozinha, o óleo de palma africano é, de fato, um alimento muito antigo, que foi usado por muitos. Faz parte da cultura de muitos países e, provavelmente, há muito que você não sabe sobre ele.
Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre o óleo de palma africano que você pode não saber.
1. É considerado um alimento sagrado na África
O óleo de palma africano é considerado em vários países da África como um alimento sagrado, devido a sua ligação com as tradições deles. Na Nigéria, por exemplo, o óleo de palma africano tem um papel central nos costumes e cerimônias relacionadas ao casamento, nascimento e morte das pessoas.
É também muito importante na religião africana, já que é usado para mexer numa comida sagrada chamada Fufu, que é servida nas viagens, funerais e cerimônias de baptismo.
2. Tem vários benefícios para a saúde
Embora o óleo de palma africano seja diferente de outros alimentos, ele também tem seus próprios benefícios para a saúde. Por exemplo, ele é rico em antioxidantes e é bom para controlar o colesterol, já que tem uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados.
Ele também contém muita vitamina E e é rico em minerais como cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Devido a esses nutrientes, ele é usado como um suplemento alimentar para as pessoas que não conseguem obter os nutrientes necessários na alimentação.
3. É feito de um fruto vermelho
O óleo de palma africano é feito a partir do fruto vermelho da palmeira africana, que é usado para produzir o óleo. O fruto é prensado para que todo o óleo possa ser extraído e, em seguida, passa por um processo de filtragem para extrair impurezas.
Depois disso, o óleo é refinado para remover qualquer sabor e cor estranha. Por último, é em embalagens diferentes para que possa ser usado na cozinha de muitas culturas.
4. É rico em tocoferóis
Os tocoferóis são um grupo de compostos que são ricos em vitamina E, que é um importante antioxidante. O óleo de palma africano é uma excelente fonte destes nutrientes, que não são encontrados em outras matérias-primas. Esta característica o torna útil para muitos usos, como a preservação de alimentos.
Os tocoferóis também são muito úteis para reduzir os danos dos radicais livres, prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde da pele e combatet o envelhecimento.
5. Pode ser usado para fabricar produtos de beleza e limpeza
O óleo de palma africano não é usado apenas na cozinha, mas também pode ser usado para fabricar produtos de beleza e limpeza, como sabonetes, champôs, condicionadores, loções corporais e lubrificantes.
Ele também é usado como um ingrediente em produtos de limpeza, pois tem propriedades detergentes e é excelente para remover gordura e óleo da pele e dos tecidos. Ele é usado em locais com elevada exposição ao sol, porque, como é rico em vitamina E, pode ajudar a proteger as pessoas do envelhecimento prematuro da pele.
6. É usado para fabricar biocombustíveis
O óleo de palma africano também é usado na fabricação de biocombustíveis, como combustíveis biodiesel, etanol e óleos combustíveis, que podem ser usados em veículos a motor. Estes biocombustíveis podem ser feitos a partir de materiais orgânicos, como óleo de palma africano, que são mais ecológicos e também mais econômicos do que os combustíveis tradicionais.
Para fabricar combustível, o óleo é refinado e misturado com etanol e outros aditivos. Estes biocombustíveis têm várias vantagens, como a redução da emissão de gases tóxicos tais como o dióxido de carbono, e eles também ajudam a economizar combustível.
7. O óleo de palma africano pode ajudar a reduzir a desnutrição
A desnutrição é um grande problema em muitas partes da África, e o óleo de palma africano tem se mostrado muito útil para combater este problema. É rico em vitaminas e minerais, além de ser uma fonte barata de energia e gordura, que são fundamentais para a saúde da população africana.
Além disso, o óleo de palma africano é fácil de produzir, pois pode ser facilmente obtido dos frutos da palmeira africana, o que torna a sua produção muito mais acessível. Esta é uma razão pela qual muitas pessoas usam o óleo de palma africano como um substituto para alimentos caros e com alto teor de gordura, como é o caso de muitas carnes.
8. É muito nutritivo e versátil
O óleo de palma africano é naturalmente nutritivo e versátil, o que significa que ele pode ser usado para fazer quase qualquer tipo de prato ou receita. É ótimo para usar no preparo de alimentos para assar, fritar ou cozinhar, e também é muito nutritivo para usar como um óleo de cozinha para temperar. Também pode ser usado para fazer manteigas, cremes e outros produt
