Em geral, os cosméticos contêm vários ingredientes que são prejudiciais à nossa pele e também ameaçam o meio ambiente. Portanto, não se esqueça de ler os rótulos cuidadosamente e determinar se o produto contém compostos tóxicos. Abaixo, você encontrará uma lista mostrando substâncias nocivas em cosméticos.
Substâncias nocivas em cosméticos
Os ingredientes nocivos mais comuns em cosméticos incluem:
- LSS (Lauril Sulfato de Sódio)
- LESS (Lauriléter Sulfato de Sódio)
- silicones,
- óleos minerais,
- PEG e PPG,
- EDTA,
- formaldeído,
- alumínio.
O LSS faz shampoo, gel de banho e sabão líquido bem ensaboado. Ao mesmo tempo, pode irritar e ressecar a pele e, consequentemente, causar coceira ou eczema. O LSS leva à queda de cabelo. O LESS tem um efeito irritante e de secagem, mas não tão forte quanto o LSS.
Os Silicones permitem uma boa distribuição do cosmético, o que dá a ilusão de pele macia e cabelos lisos. O corpo os percebe como substâncias estranhas que não podem ser egestadas. Além disso, os óleos minerais são projetados para aumentar o volume do cosmético. Eles não são absorvidos, mas permanecem na pele, o que perturba o oxigênio e a troca metabólica da pele e causa a formação de comedões.
PEG e PPG dão aos cosméticos a consistência desejada pelo fabricante. Ao mesmo tempo, eles suavizam a pele, enfraquecem a barreira lipídica e provavelmente danificam a estrutura genética das células. Eles são considerados potencialmente cancerígenos. O EDTA visa prolongar a durabilidade dos cosméticos. No entanto, pode causar reações alérgicas, tosse e conjuntivite.
Os vapores produzidos pelo formaldeído irritam e, em contato com a pele, a substância pode causar erupções cutâneas, sensibilização e inflamação. Usado em condicionadores de unhas, pode causar a separação da placa da unha. O formaldeído é considerado carcinogênico para humanos.
Oalumínio é usado principalmente em desodorantes. Ela obstrui os poros e, como consequência, se acumula nos tecidos, irrita o sistema imunológico e pode danificar outros sistemas.
