Qual de nós não gosta de tomar sol? Afinal, a sensação de aquecer o sol no corpo é tão agradável, e a cor da pele dourada – bonita. No entanto, o banho de sol tem algumas desvantagens, e o maior deles é o fotoenvelhecimento. Isso pode ser remediado?
O que é fotoenvelhecimento?
De acordo com muitos especialistas no campo da dermatologia, o bronzeamento a longo prazo sem proteção adequada da pele leva a danos às fibras de colágeno e elastina e acelera o envelhecimento da pele. Além disso, sob a influência do sol, muitas descolorações e outras imperfeições provavelmente aparecerão, o que leva a uma aparência mais velha da pele.
Tome banho de sol de maneira consciente
O dano que pode ser causado à sua pele pelo sol não deve anular os benefícios do bronzeamento. De fato, devido ao sol, o corpo produz vitamina D responsável pelo bom funcionamento do corpo. Por outro lado, a pele deve ser adequadamente protegida dos raios UV com o uso de protetores solares. Essa proteção é obrigatória no inverno e no verão. A radiação prejudicial está presente mesmo em um dia nublado, e também na encosta da montanha, onde o sol bate na neve e reflete sobre a pele com o dobro de energia.
Proteja seus olhos
A proteção solar não deve afetar apenas a pele, mas também os olhos. A radiação UV pode levar a queimaduras da córnea e danos à retina, podendo até causar catarata. Portanto, ao comprar óculos, verifique se eles contêm filtros UVA e UVB. Óculos de sol disponíveis em óticas certamente terão essa proteção.
Você sabia…?
Se você não pode resistir a bronzeamento fora ou em um estúdio de bronzeamento, então você provavelmente sofre de tanorexia. Este é um distúrbio mental que envolve a necessidade descontrolada de se bronzear. As pessoas que sofrem de tanorexia acreditam que ter pele castanha ou dourada é sinal de beleza e sucesso. Por outro lado, banhos de sol muito frequentes podem causar sérios problemas, incluindo câncer de pele.
